Pioneiro João Ferreira de Lima recebe homenagem e nominará Rua 01 no Bairro Jardim Tarumã

O Plenário Municipal apreciou em sessão ordinária realizada na quarta-feira, 23 de abril, o Projeto de Lei nº 114/2025, de autoria da vereadora Zi Lima, que dispõe sobre a nominação da Rua 01 no Bairro Jardim Tarumã para “Rua João Ferreira de Lima”.

O projeto visa homenagear o pioneiro do município de Tangará da Serra, nascido em 1959, que mudou-se para a cidade em 1971 e decidiu fincar raízes em 1995.

A propositura recebeu parecer favorável das Comissões de Educação, Cultura e Esportes e de Legislação, Redação Final e Eficácia Legislativa da Câmara Municipal, foi aprovada por unanimidade com 12 votos favoráveis e agora segue para a sanção do Executivo.

BIOGRAFIA

João Ferreira de Lima nasceu em 2 de junho de 1959, na cidade de Iepê, no estado de São Paulo, onde passou sua infância com sua família. Em 1971, ainda adolescente, mudou-se para o estado de Mato Grosso, indo morar na Fazenda Santa Rita, no Distrito de Progresso município de Tangará da Serra. Seus pais eram produtores rurais, e João começou a trabalhar nas terras da família desde muito jovem, aprendendo os valores do trabalho árduo e da dedicação. Durante sua adolescência, João foi trabalhar na Fazenda Paraíso, onde passou muitos anos e fez importantes amizades. Foi nesse período que conheceu sua esposa, Cleide Antunes de Lima, com quem se casou. Juntos, tiveram cinco filhas: Cristina, Selma, Márcia, Claudia e Zi Lima, e mais tarde, receberam a alegria de ter 11 netos e 1 bisneta. Após algum tempo, João e sua família se mudaram para Tangará da Serra, onde ele trabalhou com empenho em várias funções, incluindo como motorista.

Durante esse período, ele ainda teve a oportunidade de morar e trabalhar em Castanheira, MT, onde atuou como motorista, desenvolvendo sua carreira no transporte de cargas. Em 1995, João decidiu retornar a Tangará da Serra, cidade pela qual tinha muito carinho. Foi lá que construiu sua vida com muito esforço e dedicação. Trabalhando como motorista, com grande garra e honestidade, João conseguiu comprar sua própria carreta e se tornar um empreendedor, ganhando respeito e admiração por seu trabalho incansável. Com seu jeito irreverente e brincalhão. João se tornou conhecido por seu carisma e humor, sempre arrancando risadas de todos ao seu redor, e foi carinhosamente apelidado de “João Bode”, que passou a ser uma referência para muitos.

Em 2018, a vida de João foi impactada por um diagnóstico difícil: ele descobriu que tinha um câncer agressivo. Apesar das dificuldades e da luta que essa doença trouxe, João nunca desistiu de seus sonhos e continuou a ser uma fonte de inspiração para todos ao seu redor. Sua força e coragem diante do desafio difícil do câncer refletiram seu legado de fé e determinação. Infelizmente, João faleceu em 30 de agosto de 2018, deixando para sua família e amigos um legado de luta, dedicação e amor. Sua memória é mantida viva pelo exemplo de vida que deixou, sendo lembrado por todos com muito carinho e respeito, especialmente por suas filhas, netos e bisneta, que sempre terão nele uma fonte de inspiração e um símbolo de superação e honestidade.

Faynystton Missio – Assistente de Imprensa

Compartilhar Post:

Edit Template

© 2025 Folha de Tangará