Na manhã desta segunda-feira, 28 de abril, o Plenário da Casa sediou reunião envolvendo autoridades do Legislativo, Executivo e representantes de órgãos de trânsito, para debater os desafios enfrentados no tráfego urbano local. A iniciativa, foi promovida pela Câmara Municipal, por meio do gabinete do vereador Horácio Pereira (REPUBLICANOS), com o intuito de discutir os índices crescentes de acidentes de trânsito, os reflexos a saúde pública e os impactos nas atividades comerciais da cidade.
A reunião contou com a participação do chefe do 22º Ciretran, Juarez Laurentino da Silva, que apresentou os principais serviços oferecidos pelo departamento e defendeu a importância de se estabelecer uma maior integração entre os órgãos públicos. “Precisamos estreitar o relacionamento entre as instituições para promover ações conjuntas que tragam soluções concretas aos problemas do trânsito”, afirmou Laurentino.
Representando o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a agente de trânsito, Roseli Dizeró, trouxe à pauta a regulamentação de carretinhas e reboques, alertando que, por serem considerados veículos, devem seguir as mesmas exigências legais impostas aos automóveis. “Esses equipamentos precisam estar registrados no Detran, devidamente emplacados e com a documentação em dia, para garantir a segurança no trânsito”, pontuou.
Do Poder Legislativo, estiveram presentes os vereadores Renato Calhas (UNIÃO), Niltinho do Lanche (MDB), Hélio da Nazaré (PL), Sarah Botelho (PRD), Evânia Félix (MDB) e Fabio Brito (REPUBLICANOS), além de assessores parlamentares que representaram os demais membros do Parlamento Municipal. A reunião também recebeu representantes do Executivo, entre eles o vice-prefeito Eduardo Sanches (PL) e o superintendente de governo Rogério Silva (UNIÃO). Ambos destacaram o comprometimento da gestão municipal com a implementação de ações educativas e melhorias na sinalização urbana, promovendo a manutenção periódica para garantir a segurança de pedestres e motoristas.
Durante o encontro, o comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar de Tangará da Serra, Tenente-Coronel Eduardo Henrique de Sousa Lana, apresentou dados alarmantes sobre a quantidade de acidentes de trânsito registrados no município. Segundo levantamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foram contabilizados 1.361 casos no ano, enquanto a Polícia Militar e a Polícia Civil, registraram 1.249 ocorrências. A discrepância entre os números, segundo o comandante, indica que parte destes acidentes não são oficialmente comunicados às forças de segurança, na uma tentativa de burlar a fiscalização. “Além dos flagrantes de embriaguez ao volante, chama a atenção o número expressivo de condutores não habilitados conduzindo veículos, durante as ações da Operação Lei Seca”, alertou o oficial.
A reunião reforça o compromisso da Câmara Municipal em promover o debate público sobre temas voltados ao bem-estar da população e ao desenvolvimento urbano. A expectativa é de que, a partir dos encaminhamentos desta reunião, novas medidas sejam adotadas em parceria entre o Legislativo, Executivo e órgãos de trânsito, para reduzir os índices de acidentes e garantir maior segurança nas vias da cidade.
Texto: Larissa Grella – ASCOM/CM – Jornalista (MTB-2257/MT)

