O EcoFut, realizado no Estádio Morumbis, em São Paulo, tem como objetivo inserir a agenda ESG para os profissionais dos times nacionais e debater a sustentabilidade nos negócios do setor
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) participou da 1ª Conferência do Futebol pelo Planeta (EcoFut), realizado no estádio Morumbis, em São Paulo/SP, realizada entre os dias 30 e 31 de maio. A iniciativa da Federação Paulista de Futebol (FPF), Terra Futebol Clube e do São Paulo Futebol Clube, tem como objetivo inserir a agenda ESG para os profissionais dos times nacionais e debater a sustentabilidade nos negócios esportivos.
Outros temas relacionados a sustentabilidade também compõem a pauta do ‘EcoFut’ como a eficiência ecológica dos estádios, a mitigação de resíduos, a compensação de carbono e adaptação às mudanças climáticas, além da participação dos jogadores, torcedores e patrocinadores nesses debates.
O diretor Técnico do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), André Schelini, participou do painel “Reduzindo impacto e economizando dinheiro em operações”, e, destaca que o CSS – que é ligado ao Sebrae Mato Grosso – atua na disseminação e promoção de práticas sustentáveis para os empreendedores e para toda a sociedade, portanto o esporte também deve ser inserido nesta agenda.
“O Sebrae entende que a economia criativa e o esporte estão dentro de atividades que geram economia e inclusão produtiva. É uma atividade econômica que realmente tem um potencial muito forte de promover inclusão, distribuição de renda e nós podemos alcançar a justiça climática, com atitudes voltadas a práticas sustentáveis dentro de práticas esportivas, como o futebol”, destacou o diretor.
Também integram o painel, a responsável pela sustentabilidade do Futebol Clube do Porto, Teresa Santos, a engenheira ambiental do Clube Atlético Mineiro, Bárbara Daflon e o diretor de parcerias globais da VfL Wolfsburg, Jan Twete.
Segundo dados da Opinion Box, empresa especializada em pesquisas de mercado online, o futebol é consumido por 78% dos brasileiros, sendo o esporte mais visto no país. A pesquisa ainda aponta que para 71% dos torcedores, a Copa do Brasil representa o evento esportivo mais acompanhado anualmente no Brasil. Os dados demonstram a popularidade e a mobilização que esse esporte provoca entre os brasileiros.
De acordo com o diretor André Schelini, as preocupações e discussões sobre a gravidade dos efeitos climáticos na Terra vêm saindo das esferas tradicionais e atingindo novos setores, o que reforça a importância de colocar o esporte no centro desse debate. “A ideia de chamar a cadeia do futebol para essa pauta ganha contornos exponenciais, na luta pela sensibilização e atitudes práticas no país. A maior paixão dos brasileiros serve como palco para fazer ecoar novas mensagens para todos e, quem sabe, estabelecer um novo pacto pela vida sustentável, com o gigantismo das torcidas”, conclui.
O idealizador da EcoFut, Ricardo Calçado, do Terra Futebol Clube, pontuou que a presença do Sebrae/MT na conferência é muito importante, pois indica como a instituição apoia os pequenos negócios. “Vocês são referências nas práticas de empreendedorismo, sustentabilidade, economia circular e como que os clubes, como um ecossistema e grandes empresas, podem estar agindo, atuando e fazendo a diferença e tendo esse impacto”. Ele ainda completou dizendo “e o melhor é vocês oferecerem essa abertura do Sebrae, para ajudar aos clubes se mobilizarem e fazerem a diferença. Então creio que é uma linda e grande parceria entre o Sebrae, Terra Público, da gente mobilizar e levar essa mensagem de norte a sul do Brasil e juntos fazermos a diferença, impactarmos positivamente”.
A 1ª Conferência reuniu 15 representantes dos clubes da Série A, do Brasileirão, representantes da Série B, C e D, clubes de várias ligas do interior de São Paulo, várias divisões e clubes internacionais como o Futebol Clube do Porto, Wolfsburg, Wolverhampton e River Plate.
