Você está aqui
Home > Destaque > Prefeitura inicia aplicação do fumacê em áreas com maior incidência de casos de dengue

Prefeitura inicia aplicação do fumacê em áreas com maior incidência de casos de dengue

Começou nesta segunda-feira, 11 bem cedinho a aplicação do fumacê em bairros de Tangará da Serra. Segundo a vigilância ambiental, a escolha dos bairros se dá de maneira estratégica, onde os índices de incidência das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti é alto.
Nesta primeira etapa da aplicação, que será entre os dias 11 a 15 de Março, os pontos definidos de forma estratégica são: Jardim Morada do Sol, Residencial Valência, Barcelona, Vila Esmeralda, Jardim Presidente, Figueira, Jardim Mirante, Jardim Paraíso, Jardim Pomares, Jardim Balneário, Jardim Santa Izabel, Jardim Santiago, Jardim São Cristóvão, Vila Horizonte, Jardim Tanaka, Jardim Tarumã II, Altos do Tarumã, Parque Tarumã, Jardim São Domingos, Jardim Monte Líbano, San Diego, Jardim Vitória, Jardim Bela Vista, Jardim Buritis I e II, Jardim Califórnia, Cohab Tarumã, Parque do Bosque, Jardim Taiamã, Jardim São Paulo, Residencial Horizonte, Jardim Eldorado, Vale do Sol, Jardim 13 de Maio, Jardim Europa, Jardim Itália, Vila Araputanga, Residencial Dona Júlia, Jardim Atlântida e Nossa Senhora Aparecida.
A ação é uma das frentes de trabalho do município, que também realiza mutirões e ações diárias para combate o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. 
“O fumacê tem critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para aplicação e trata-se de um veneno. Lembrando ainda que o fumacê não atinge as larvas, eles mata os mosquitos que estão voando, por isso a importância de ser aplicado em locais que o mutirão já passou. O inseticida é a última estratégia utilizada no combate à dengue, no entanto a participação de cada morador precisa ser diária, mantendo os quintais limpos e longe de possíveis criadouros do aedes aegypti”, afirma a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero.
Para que o fumacê tenha resultados é necessário que a população adote algumas medidas durante a aplicação: 
Em quais dias e horários o fumacê é aplicado?
O fumacê é aplicado todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriados, em dois horários: entre 5h30 e 9h30h e 16h e 20h. 
O que fazer quando o fumacê passar na minha rua?
No momento da aplicação, o morador precisa deixar as portas e janelas abertas. Se tiver aves, é necessário cobrir a gaiola ou colocá-las dentro da casa. Recolha os recipientes de água e comida dos animais de estimação. Os criadores de abelhas devem proteger as colmeias antes da aplicação. 
É importante ficar atento aos dias que o carro passa no seu bairro ou até mesmo ao barulho do veículo para adotar as medidas necessárias. 
Em quanto tempo o fumacê se dissipa no ar?
O fumacê se dissipa rápido e em no máximo 3 horas não tem mais efeito ambiental. Após 3 horas da aplicação, o morador pode descobrir a gaiola e colocar novamente os recipientes de água e comida dos animais de estimação. 
Mesmo com a aplicação é preciso eliminar os focos do mosquito?
Sim. O fumacê só elimina os mosquitos que estão voando e não afeta os ovos e larvas presentes na água parada. Dessa forma, a ação não diminui a necessidade de limpeza dos quintais e retirada de materiais, como vasos e pneus, propícios para a proliferação do mosquito transmissor.
Theodora Malacrida – Assessora de Imprensa / Fotos – Neusino Pereira

Deixe um comentário

Top